O Espaço-Tempo da Terra na Astronomia Ancestral


Desenho a Aguarela s/Papel, representação da Matriz de 1440 minutos, assinalada com os minutos de espaço e de tempo, e com os signos correspondentes do Zodiaco, com a Terra representada no centro, assinalando o seu movimento de Rotação.
Convivemos com conceitos com origem na Astronomia no nosso dia-a-dia, sem termos esta noção.
O nosso Relógio é um desses exemplos que corresponde a um dia solar, o ciclo completo da Rotação da Terra.

A melhor forma de podermos entender o conceito de Espaço-Tempo da Terra é com a estrutura do Relógio. O Relógio tem como base estas duas coordenadas utilizadas na Astronomia, e na vida cotidiana da Terra.

O Relógio ilustra o passo a passo do caminho da Terra no Espaço e no Tempo percorrido no Movimento de Rotação.

O giro completo da Terra estabelecido em 1440 minutos angulares corresponde, ao Espaço percorrido pela Terra sobre si própria, 1 Dia Solar

No entanto, o período de Tempo de 1440 minutos marca também o Tempo necessário para que a Terra complete este percurso no Espaço.

Na cultura Maya, 1 Dia solar ou Kin representava a Unidade principal da Astronomia, onde 1 Minuto angular descrito no Espaço também correspondia a 1 Minuto percorrido no Tempo

Assim o Minuto é a Grandeza comum de Espaço e também de Tempo nesta Astronomia. Onde todos os Ciclos foram estudados e observados sobre este sistema de grandeza.

A medição do Espaço percorrido pelos Planetas em órbita era feita de forma angular, relativa a cada ciclo completo de 1440 minutos, e nunca em grandezas de caráter linear.

A velocidade em que circulam os planetas era medida no Tempo, enquanto que o Espaço percorrido pelos planetas em órbita era determinado de forma angular.

A utilização do Minuto como grandeza comum do Espaço e do Tempo entre as duas principais coordenadas astronómicas, atribuiu à Astronomia dimensões sempre proporcionais aos Ciclos de Tempo e Espaço da Terra onde, a Unidade era o Dia Solar com 1440 minutos de Espaço e de Tempo.

Este Sistema de observação astronómica permitia acompanhar os Ciclos e Movimentos planetários de forma Racional no Tempo e no Espaço, na dimensão da Terra e da Mente do Homem.

Esta fórmula de estudo valeu a estas culturas o encontro com a Ordem de Expansão do Universo no Espaço e no Tempo da Terra, o que lhes proporcionou um enorme desenvolvimento e muitos conhecimentos culturais.

Uma Astronomia que permitia observar como a cadeia de movimentos descritos pela Terra no Espaço e no Tempo são, reproduzidos de forma similar na Vida FísicaEspiritual da Terra e da Humanidade.

Este entendimento atribuiu a estas culturas um enorme sentido de pertencimento e respeito pelo Universo sempre retratados e presentes nas mais diversas formas de manifestação culturalartística.


Video do Youtube com a Leitura desta Publicação
( Legendas PT, EN, DE, ES, FR e IT)


Comentários

Outras Publicações

A Astronomia, os Calendários e os Eventos Planetários.

A Matriz 1440'

Bem-vindos ao Blog Manual de Astronomia Ancestral

Os Ciclos da Lua na Astronomia Ancestral

A Trama da Terra e a Astronomia Ancestral