A Trama da Terra e a Astronomia Ancestral


Pintura sobre tela, ilustrando vários aspetos da Órbita da Terra na Translação.
Falar da Terra sobre a perspetiva dos conhecimentos da Astronomia Ancestral, é traçar no mapa da viagem, o caminho mais curto entre a Humanidade e o Universo.

As práticas e métodos da Astronomia Ancestral permitem conhecer de forma integral as Órbitas e os Ciclos dos Planetas no Espaço-tempo da Terra, onde são consideradas também a obliquidade das suas Órbitas, identificadas pelos seus Planos Orbitais. Este sistema astronómico  permite acompanhar o passo a passo da viagem dos Planetas, e o padrão gráfico em que esta viagem acontece.

Com base nos moldes em que se realiza a Viagem da Terra pelo Universo encontrados na Astronomia Ancestral, é possível identificar o Padrão gráfico descrito pelo nosso Planeta no seu Espaço-tempo.

Este é um conhecimento que nos permite finalmente confirmar, que os Padrões encontrados pela Astronomia são os mesmos manifestados na Criação e na Forma da Vida na superfície da Terra

Fotografia do quadro ''A órbita da Terra'' no Atelier.
É sobre o Planeta Terra que seguimos juntos nesta Viagem Cósmica, onde a Natureza nos proporciona e oferece todos os recursos necessários para que as nossas Vidas sejam possíveis e autossuficientes durante a viagem aqui sobre a superfície da Terra.

É com a Astronomia Ancestral que podemos confirmar que a viagem do Planeta Terra pelo Espaço e a Natureza sobre a sua Superfície, são ambas realidades criadas e geradas pelo Universo, aquele que nos oferece a Vida, mas que ao mesmo tempo nos submete às suas Leis e Formas.

Fotografia do quadro ''A órbita da Terra'' no Atelier. 2Os Ciclos orbitais do Planeta Terra e da Lua no Espaço e no Tempo tecem uma malha com padrões possíveis de encontrar no estudo dos Calendários. É nestes padrões astronómicos e matemáticos descritos pelo nosso Planeta e pela Lua nas suas Órbitas que é possível identificar de que forma a Terra no Espaço assim como na sua Superfície, é regida pelas mesmas Leis e Dinâmicas, determinadas pelo Universo.

Os Períodos e Ciclos de Tempo e de Espaço considerados e medidos na Trama da Terra pela Astronomia Ancestral, são admiráveis e surpreendentes. Com Números, Grandezas e Valores descritos de forma Inteira e Racional, muito bem conhecidos por todos nós. Sempre utilizados nas bases dos nossos Conhecimentos Culturais e Científicos, assim como em práticas Espirituais e em Religiões, no entanto sem serem relacionados como conhecimentos relativos à Astronomia.
Pintura sobre tela que ilustra Ciclos e Órbitas dos Planetas com exemplos de coordenadas no Espaço e no Tempo orientadas a Norte.

É extraordinário podermos encontrar na base da Matemática e Aritmética, e em diferentes Convenções e Grandezas do conhecimento Cultural atual conteúdos da Astronomia Ancestral. Um inesperado encontro entre duas culturas antagónicas onde se apresentam semelhanças incontornáveis.

O nosso Relógio e a estrutura do nosso Calendário são exemplos de correspondências possíveis de encontrar entre a nossa Cultura e a Astronomia antiga

Na Geometria entre muitos exemplos, podemos reconhecer a Circunferência sobre a convenção de 360º ou 1440’, assim como os principais Ângulos e Figuras geométricas estabelecidos como convencionais, estes são padrões que nos remetem aos conhecimentos da estrutura da Trama da Terra, no sistema das observações da Astronomia Ancestral.

Fotografia do quadro ''A Trama da Terra'' no Atelier.

São muitos os modelos e protótipos da nossa Cultura Moderna que coincidem com os principais conhecimentos sobre os Ciclos de Tempo e de Espaço na Astronomia Ancestral. E vale a pena fazer notar, que estas referências comuns entre ambas as Culturas Moderna e Ancestral, encontram sempre explicação astronómica para justificar o seu uso nas Culturas Ancestrais, enquanto na nossa Cultura são apenas ‘convenções’.

Podemos também observar na atualidade, um pouco por todas as Culturas, diversos Ensinamentos e Práticas espirituais ou religiosas, assim como alusões em forma Numérica ou em Fábula, que nos remetem a conteúdos análogos a conhecimentos astronómicos ancestrais.

Fotografia do quadro ''A Trama da Terra'' no Atelier. Detalhe.

Correspondências que podem ser encontradas em diversos Manuais de Ensinamentos antigos, em Escrituras sagradas, na Mitologia e em Oráculos. Semelhanças que podemos descobrir de forma dispersa e variada, sobre elementos de caráter simbólico, arquetípico, mitológico, sobre Valores e Ordens Numéricas, assim como em representações gráficas em forma de Símbolos. São muitos os exemplos e alusões que nos podem remeter a conhecimentos da Astronomia Ancestral.

Esta pesquisa aos Calendários foi marcada por alguns resultados inesperados, que determinaram pontos de viragem importantes nos objetivos deste trabalho. A primeira surpresa foi realizar que os Calendários eram preciosas ferramentas de investigação sobre Astronomia, fruto de um conhecimento muito desenvolvido e rigoroso das culturas ancestrais.

Fotografia detalhe do quadro ''A Trama da Terra'' no Atelier.


O entendimento de que os Calendários eram afinal pura Astronomia, e não fruto de costumes e práticas culturais eleitas pelas diferentes culturas, foi um momento crucial para esta pesquisa. Foi nesta ocasião que foram eliminados todos os elementos e objetos de estudo, de caráter subjetivo, de interpretação cultural ou individual. Um processo que representou serem apenas pesquisados e considerados elementos de caráter matemático e astronómico. Um procedimento que não foi definitivo.

Após alguns anos de estudo exclusivo sobre os Ciclos astronómicos e matemáticos ancestrais,  já sobre o delineamento e entendimento dos conteúdos astronómicos, foi importante voltar a integrar nesta pesquisa os elementos religiosos e culturais vinculados aos Calendários.

As efemérides religiosas e outras datas importantes apontadas nos Calendários servem também para a validação e confirmação de vários fatores e eventos astronómicos no estudo da Astronomia antiga.

Detalhe da Pintura s/tela, que foca a Matriz dividida em 6 partes. A Espiral em movimento e expansão ciclíca com padrões hexagonais na estrutura do Espaço-tempo ou Trama, da Terra.
Este método de estudo permitiu observar a forma como a Astronomia e os Temas religiosos presentes nos Calendários se cruzam e coincidem. Esta afinidade poderá ser mais uma confirmação de que originalmente a Ciência e a Espiritualidade caminhavam de mãos dadas na História da Humanidade.     

Outra aprendizagem importante nesta pesquisa, e que também representou um importante ponto de viragem no rumo deste projeto, foi realizar que a Astronomia Ancestral era na sua essência, um conhecimento baseado e circunscrito ao Espaço-tempo da Terra. Onde é possível descrever de forma inédita e com todos os detalhes, o passo a passo da Viagem do nosso Planeta e da Lua sobre o Universo.

Detalhe 2 da Pintura s/tela, que foca a Matriz dividida em 5/10 partes. A Espiral em movimento e expansão ciclíca com padrões pentagonais na estrutura do Espaço-tempo ou Trama, da Terra.
Uma viagem que a Astronomia Ancestral descreve sobre medidas e parâmetros que dão forma a uma Trama no Espaço-tempo, descrita pela Terra e pela Lua no Espaço. Uma estrutura formada por uma teia de pequenos e grandes padrões sempre proporcionais e harmónicos, possíveis de descrever de forma racional, em todas as dimensões.
Um conhecimento, uma forma de explicar o Universo orgânica, racional e extremamente lúcida.

Foi nesta sequência de coincidências que este projeto Astronomia Ancestral ultrapassou todas as possíveis expectativas. O que poderia ser apenas um estudo sobre Astronomia,  transformou-se num verdadeiro decifrador de ‘mistérios e enigmas’. Com possíveis implicações e explicações sobre muitos acontecimentos históricos que nos remetem à origem da nossa Cultura Moderna e aos seus ensinamentos.

Detalhe 3 da Pintura s/tela, que foca a Matriz dividida em 6 partes e 7 partes. Dois exemplos de Espirais em movimento e expansão ciclíca com padrões hexagonais e heptagonais na estrutura do Espaço-tempo ou Trama, da Terra.

Com o entendimento dos métodos e conhecimentos astronómicos ancestrais, ao contrário do que seria de esperar não encontramos qualquer ignorância ou ingenuidade cultural, muito pelo contrário, encontramos conhecimentos científicos rigorosos e inéditos na nossa cultura, onde a Terra e o seu Espaço-tempo, são o assunto central.

Detalhe 4 de pintura s/tela, que ilustra alguns exemplos de variações possiveis do plano orbital de um planeta em órbita.

A Astronomia Ancestral permite descrever a estrutura da Trama da Terra, e o seu Espaço-tempo. Revelando-se ser o lugar certo para podermos entender a Ligação da Humanidade ao Universo e a  nossa viagem sobre o nosso Planeta. Onde a realidade e a natureza se parecem manifestar como uma antena que capta os estímulos e padrões de expansão do Universo, reproduzidos de forma física e psíquica em todas as dimensões e formas de Vida natural sobre a Terra.

Os ensinamentos da Astronomia Ancestral sobre a Trama da Terra guardam muitos segredos e revelações, que nos descrevem um Universo que se expande e manifesta de forma ordenada e racional. Uma expansão que obedece a Leis e dinâmicas que determinam a forma de Vida Natural sobre a Terra e a viagem pelo o Universo.

Pintura sobre tela, que ilustra várias perspetivas diferentes de dinâmicas e Ciclos Orbitais da Terra possiveis de observar na Astronomia Ancestral.

Um conhecimento que pode estar em falta na Ciência e na Vida Cultural e Espiritual da Humanidade, tornando a nossa existência desajustada e distantes do Universo.

Conhecer a Trama de Espaço-tempo da Terra, a sua Ordem e Expansão é um grande passo em direção ao Universo. Uma possibilidade cientifica e racional de ampliar a Consciência e Sabedoria sobre o verdadeiro significado das nossas Vidas e do nosso Planeta. Uma forma de conhecimento que nos permitirá resgatar o valor e respeito que devemos ao nosso Planeta Terra, na nossa realidade, e na construção de um mundo melhor, mais equilibrado e mais consciente.


 Video do YouTube com Leitura desta Publicação.
(Lengendas PT, EN, ES, DE, FR e IT)

Comentários

Outras Publicações

A Astronomia, os Calendários e os Eventos Planetários.

A Matriz 1440'

O Espaço-Tempo da Terra na Astronomia Ancestral

Bem-vindos ao Blog Manual de Astronomia Ancestral

Os Ciclos da Lua na Astronomia Ancestral