O objetivo deste Manual/Blog é ilustrar de forma prática e didática as técnicas da Astronomia Ancestral, de acordo com os resultados da minha pesquisa sobre os Calendários Maya e Azteca.
Temas Principais na Astronomia Ancestral (Etiquetas)
Astronomia, Calendários, Eventos e Alinhamentos planetários são os temas principais deste projeto Astronomia Ancestral sobre os métodos astronómicos praticados nas culturas antigas . Podemos encontrar vestígios no meio ambiente, em estruturas arquitetónicas e muitas outras manifestações culturais das civilizações ancestrais, um pouco por todo o nosso planeta Terra. No entanto, no caso particular desta pesquisa Astronomia Ancestral a abordagem em relação às Civilizações antigas é unicamente dedicada à Mecânica Celeste estabelecida no Espaço-tempo do nosso planeta Terra , com a Lua e o Sol .
Para podermos falar de Astronomia Ancestral , começar pelo princípio é começar pela Matriz . Foi com grande admiração quando compreendi que a principal ferramenta das práticas da Astronomia Ancestral era uma Matriz muito semelhante ao nosso Relógio e, à representação do Zodíaco na Astrologia . Uma ferramenta com características ideais para reproduzir e acompanhar os Eventos astronómicos . Apesar das semelhanças com o Relógio ou Zodíaco , esta Matriz era bem mais versátil e muito desenvolvida nas práticas da Astronomia Maya .
Convivemos com conceitos com origem na Astronomia no nosso dia-a-dia, sem termos esta noção. O nosso Relógio é um desses exemplos que corresponde a um dia solar, o ciclo completo da Rotação da Terra . A melhor forma de podermos entender o conceito de Espaço - Tempo da Terra é com a estrutura do Relógio. O Relógio tem como base estas duas coordenadas utilizadas na Astronomia , e na vida cotidiana da Terra. O Relógio ilustra o passo a passo do caminho da Terra no Espaço e no Tempo percorrido no Movimento de Rotação .
Bem-vindos ao Blog Manual de Astronomia Ancestral . Este é o espaço onde vou procurar ilustrar as práticas da Astronomia anterior à Era de Cristo , de um ponto de vista prático de acordo como os resultados da minha Pesquisa sobre os Calendários Maya e Azteca , Haab e Tzolkin . Esta abordagem à Astronomia Ancestral é, para os mais curiosos, iniciados e conhecedores de Astronomia totalmente diferentes dos métodos usualmente conhecidos por todos. Aqui vamos falar de uma Astronomia apenas circunscrita à Trama de Espaço-Tempo da Terra . O Espaço entre o Sol, a Terra e a Lua.
Durante a minha Pesquisa aos Calendários e Astronomia Ancestral , a Lua foi a grande protagonista, foi em torno dos seus Ciclos que a maior parte deste estudo e cálculos incidiram. Esta foi uma realidade da qual não estive sempre consciente, já que esta pesquisa teve início sobre uma configuração totalmente abstrata, apenas baseada em Números e Séries numéricas , sem poder reconhecer do que se tratava exatamente. Contudo mais tarde quando me foi possível organizar todos estes Números e Cálculos, foi quando pude confirmar que a Trama de Espaço-tempo da Terra, não é apenas a Trama da Terra, mas sim a Trama da Terra e da Lua .
Falar da Terra sobre a perspetiva dos conhecimentos da Astronomia Ancestral , é traçar no mapa da viagem, o caminho mais curto entre a Humanidade e o Universo . As práticas e métodos da Astronomia Ancestral permitem conhecer de forma integral as Órbitas e os Ciclos dos Planetas no Espaço-tempo da Terra, onde são consideradas também a obliquidade das suas Órbitas, identificadas pelos seus Planos Orbitais . Este sistema astronómico permite acompanhar o passo a passo da viagem dos Planetas, e o padrão gráfico em que esta viagem acontece. Com base nos moldes em que se realiza a Viagem da Terra pelo Universo encontrados na Astronomia Ancestral , é possível identificar o Padrão gráfico descrito pelo nosso Planeta no seu Espaço-tempo .